Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



bolha

por sapoprincipe, em 27.04.18

"Quando algo não é bonito, eu penso duas vezes, porque é mais fácil quando gostamos de algo. Quando não gostamos, devemos nos perguntar o motivo. Às vezes erramos, senão ficaremos isolados por aquilo que gostamos."

karl Lagerfeld

nb - como pessoa o kaiser da moda não merece adjetivos elogiosos,
mas na moda já ganha alguns.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 14:55

blue azul

por sapoprincipe, em 25.04.18

azul - parte 2

180424_azul.png

Deus gastou todo seu estoque de corante azul na imensidão do céu e do mar. Quase não há azul na natureza. As flores já citadas (algumas bastante arroxeadas), as pedras, e no reino dos animais - alguns poucos pássaros e as asas de algumas borboletas. Tá, tudo bem, o azul da pena do pavão vale por muitos azuis. Não é, Vera?

Jodhpur (Índia) e Xexuão (por vezes chamada Barraxe ou Barraxá - Marrocos) tem como um dos atrativos turísticos suas casas e ruas pintadas de azul, também conhecidas como "Cidade Azul".
Olha aí, Mariana, a cor interferindo no turismo.

180425_Xexuão_marrocos.jpg

Xexuão - Marrocos

No Islã, o azul significa proteção. No norte da África e Grécia também. Taí o "olho grego" que não me deixa mentir (nem invejar. rs).

180425_olho grego.jpg

Não é só na física (vide post - Eleito (azul parte 1), no cinema também - Azul É a Cor Mais Quente (Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos. Direção: Abdellatif Kechiche - 2013).
A Liberdade é Azul (da trilogia Trois couleurs: Bleu. Direção: Krzysztof Kieslowski - 1993).
Marlene Anjo Azul Dietrich (Der Blaue Engel. Dirção: Josef Von Sternberg - 1930).

  180425_Marlene_Dietrich_1.jpg  180425_Marlene_Dietrich_2.jpg

Azul, também, pode ser apenas memória.
"E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há/Azul que é pura memória de algum lugar". Caetano Veloso (Trem das cores - Sem contar o cult Araçá Azul de 1972)


"O azul é, em certo sentido, a cor do equívoco, da incerteza."
"L’heure blue é o momento entre o trabalho e a diversão, entre o dia e a noite, entre zonas de existência, entre um tipo de vida e outro, um tempo definido por transitoriedade e fugacidade."

"Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar". Tim Maia
Em 1958, Yves Klein "escreveu para o Secretário-Geral do Ano Internacional de Geofísica das Nações Unidas, propondo a criação do Mar Azul, para se juntar ao Mar Vermelho e ao Mar Negro." Aí não seria só a cor, mas também o nome.
Mas, o louco do Klein também sugeriu que criassem a bomba de cobalto e a pintassem no azul que ele criou. Bola totalmente fora.

Cor da paz. Cor das grandes instituições e organismos internacionais - ONU - UNESCO - OCDE - OMS - Conselho da Europa.
Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Linked in, também. Não sei se todos, mas mininu mark, com certeza, gostaria de dominar o mundo.

A rainha da Inglaterra, o rei da Suécia, o presidente alemão nas grandes cerimônias usam uma faixa feita de seda chamalote - azul-celeste.
É assim a “faixa azul”, em inglês blue ribbon.

Na França - famosa entre outras coisas pela sua culinária cordon bleu se tornou um divertido sinônimo de excelência na cozinha. Tendo destaque o filé au Cordon Bleu (filé recheado de presunto e queijo).

Ritmo musical.
"Nos primeiros anos do século XX, uma grande variedade de tradições musicais tomava corpo entre a população afro-americana dos Estados Unidos, para formar o estilo que hoje conhecemos como blues: canções de lamento ou de queixa, usualmente relacionadas com condições sociais precárias ou, mais regularmente, amores perdidos. O uso do termo blue entre os negros americanos para descrever um estado de espírito de infelicidade foi registrado pela primeira vez em 1860".
Mas a ligação de cor e música vem de longe. Na antiga Grécia o termo “cromático” para a escala musical ligava as duas coisas: alguns acreditavam que um som musical teria uma cor, da mesma forma que existia nas dimensões de ritmo e tempo.
Vários pensadores e artistas fizeram esta ligação.

Se quiser cantar:
"“Blue Gardens” (Jardins azulados). “Blue Valentines” (Namorados tristes). “Blue Kisses”(Beijos melancólicos). “Blue Velvet” (Veludo azul). “Blue and Sentimental” (Triste e sentimental). “I’m Blue” (Estou triste). “Love is Blue”(O amor é azul ou O amor é triste). “Way to Blue” (Um caminho para a melancolia). “Blue on Blue” (Tristezas sobre tristezas). Blues. Triste. Uma palavra bonita de dizer – e de cantar, com sua explosiva consoante dupla, em inglês, imediatamente suavizada por uma longa vogal. “Born to Be Blue” (Nascido para ser triste). “Midnight Blue” (O azul da meia-noite). “Almost Blue” (Quase azul). “Blue Moon” (Lua azul ou Lua triste). “Blue Angel” (Anjo azul). “Blue Trains” (Trem azul). Notas do blues, é claro: as terças e sétimas menores do blues. Nenhuma cor saturou tanto a música nos últimos cem anos, e ao mesmo tempo permitiu tantos diferentes tons."
A lista saiu do livro sobre o Álbum Kind of Blue do Miles Davis (que tem tradução da Fal). E poderia entrar também Rhapsody in Blue, de George Gershwin.

Se quiser cantar em português:
Azul - Djavan.
Eu não sei
Se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá
Dos olhos teus
Essa cor
Que azuleja o dia
...
O amor é azulzinho. (Na voz da Gal vira amor verdadeiro.)

" Azul, a cor do paraíso e do desespero, da distância e da intimidade, não tem resoluções fáceis." (na bela tradução de Fal Azevedo).

Notas:
Livros utilizados para produção do texto:
Frase, Tom - Banks, Adam - O Essencial da Cor no Design
Goethe, J. W. - Doutrina das Cores
Heller , Eva - A Psicologia das Cores
Pastoureau, Michel - Dicionário das Cores do Nosso Tempo
Queiroz, Mônica - A Cor Incorporada ao Ensino de Projeto.
Williams, Richard - Kind of Blue Miles Davis e o Álbum que Reinventou a Música Moderna (tradução de Fal Azevedo)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:49

dracarys

por sapoprincipe, em 23.04.18

180423_ogum.jpg

Ogum

180423_by_dani_purper.png

São Jorge

by Dani Purper

Salve!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:28

domingueiras

por sapoprincipe, em 22.04.18

180422_by_Krisjan Rossouw.jpg

by Krisjan Rossouw

Num primeiro olhar achei que eram espadas de São Jorge (que também podem fazer um belo arranjo), mas deve ser um agave.
Geide, taí uma boa sugestão. Usar uma folha dessas em um de seus arranjos. Misturar com flores bem delicadas irá fazer um constraste interessante.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 20:15

eleito

por sapoprincipe, em 19.04.18

Não é unanimidade, mas é a preferida da maioria.
Na pesquisa de Eva Heller, 46% dos homens e 44% das mulheres citaram o AZUL como cor predileta. E não existe quase ninguém que não goste: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citaram o azul entre as cores de que menos gostam.
Pastoureau diz: Cor preferida de mais de metade da polução ocidental. Números estáveis desde a ultima guerra. Idênticos resultados no Canadá, nos Estados Unidos e nos diferentes países da Europa Ocidental (exceto em Espanha).
- Olé!!! digo eu. rs

180419_azul_1.png

Azul é a mais fria das cores.
Ops! Na física parece que é um pouco diferente.
" Para quem não sabe, a radiação emitida por um corpo negro depende apenas da temperatura na qual ele se encontra, e não de sua composição química, formato ou textura. Um corpo negro a 1000 Kelvin, como por exemplo lava ou metal fundido, emite uma mistura de luzes onde predomina o vermelho. Um corpo negro a 4000 Kelvin, por sua vez, emite uma luz bem mais amarelada, já quase branca. E um corpo negro a 9000 Kelvin já emite uma luz bem mais azulada. " Gerardo Furtado
Então: Fisica - Cor Fria = Vermelho / Cor Quente: Azul.
Nas artes e na percepção geral: Cor Fria = Azul / Cor Quente = Vermelho.

Cor do frio, da frescura, da água. Símbolo da água fria. Das torneira de água fria antigamente - hoje em dia quase não tem mais o botão com cor, mas tem também a convenção de ficarem sempre à direita. A da esquerda - vermelha e quente.

Azul é cor fria e a mais austera.
Por seu efeito calmante, é uma cor que se harmoniza bem para o uso nos quartos de dormir.
Por sua quietude, é uma boa cor para fundos.
Nos ambientes provoca uma sensação de expansão do lugar. Cria profundidade.
Goethe dizia: “Cômodos pintados de puro azul nos parecem maiores, mas, ao mesmo tempo, vazios e frios”.
" A regra é: uma cor parecerá tanto mais próxima quanto mais quente ela for; e tanto mais distante, quanto mais fria for. Nós associamos as cores às distâncias porque elas realmente mudam com o afastamento."
Os pintores paisagistas sabem disso: todo céu é representado em cima com um azul mais profundo do que embaixo.
Com o aumento da profundidade, todas as cores se dissolvem em azul.
Por isso o azul é a cor das dimensões ilimitadas. O azul é grande.

"A experiência 'mais azul' seria estar num barquinho no meio do mar contemplando o céu. Liberdade e serenidade ou fria solidão? Tudo depende."

180419_azul_miosotis.png

Miosotis

As flores azuis - miosótis, lobélias, madressilvas - simbolizam a fidelidade.

Em inglês o azul está estreitamente associado à fidelidade: “true blue” significa fidelidade inquestionável.
“True blue, em inglês, significa uma pessoa absolutamente honesta e fiel; esse termo derivou da tintura 'true blue', também chamada 'Coventry blue', que ficou muito famosa por produzir uma cor imutável."
É isso, Mônica V.?

"Os costumes ingleses exigem para as noivas: 'Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.'” E para os noivos, nada? Fidelidade exigida só as mulheres.

180419_azul3_safira.png

Safira

Safira - a pedra azul - também simboliza a fidelidade. "A crença popular diz que, na mão de quem é infiel, a safira perde seu brilho."

Na China é uma cor atribuída aos mortos, às almas.

Quando o estômago está a roncar, estamos - Azul de fome.
"Há apenas um setor em que o azul deve se encontrar em menor número: não há quase nada de cor azul entre os alimentos e as bebidas." Lembrei-me de Curaçau Blue. Já tomou?
Li por aí que colocar a comida em um prato azul inibe o apetite. Tô duvidando. Há meses como num prato azul e o meu apetite não se inibiu nem um pouco, esse desavergonhado, e o ponteiro da balança não desceu um grama.

Azul-violeta - laranja, é trio da fantasia.
Violeta simboliza o lado irreal da fantasia – o fantástico.
Laranja, como a terceira cor da fantasia, simboliza o prazer das ideias malucas.
O azul é a cor de todas as ideias cujas realizações se encontram distantes.

O termo “blefe” dos jogos é aparentado com o azul, em termos idiomáticos - vem do francês bleu.

As camas dos hospitais eram pintadas de azul.
Nas embalagens de medicamento, os clamantes e os soníferos são identificados com a cor azul.
“Maravilha azul”, "azulzinho" para o saliente Viagra.

O azul é a principal cor para embalagem de produtos para dormir e tranquilizar. O azul também é a cor preferida para roupa de cama e camisolas. O famoso “trem azul” (train bleu) que faz o trecho Calais-Paris-Nice é composto somente por vagões-leitos.

180419_azul4_Franz Marc.jpg

by Franz Marc Blue Horses - 1911

Picasso e sua famosa fase azul.
O grupo artístico Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), fundado em 1911 - Franz Marc, Wassily Kandinsky, Alfred Kubin e Gabriele Münter. Gostavam de pintar cavalos, e a cor predileta era o azul.
Henri Matisse pintava até tomates na cor azul.
Yves Klein pintava quadros totalmente azuis. Inclusive chegou a patentear seu azul como “azul Yves-Klein internacional”. Para ele " o azul era a cor das possibilidades ilimitadas".
Para Van Gogh, o azul cobalto era o azul divino.

O preço de uma cor exercia influência decisiva sobre seu significado.
O Azul Ultramarino é a cor artística mais cara de todos os tempos.

O divino azul.
"Os deuses vivem no céu. Azul é a cor que os rodeia; por isso, em muitas religiões o azul é a cor dos deuses."
"O deus egípcio Amon tem, inclusive, a pele azul, para que possa voar sem ser visto. Também Vishnu, deus hindu que aparece em sua forma humana como Krishna, tem a pele azul, como sinal de sua origem celeste. O mesmo acontece com o deus Rama."
Júpiter - senhor dos céus - e azul era a cor de seu reino.
Na religião judaica o céu é o trono de Javé e consiste de uma safira.
Nas igrejas as cúpulas por simbolizarem a abóbada celeste costumavam ser pintadas de azul.
Na Grécia, as igrejas católicas Ortodoxas dedicadas a Nossa Senhora têm o seus tetos pintados de azul.
A Virgem Maria tem seu manto pintado de azul (como dissemos no post sobre a cor rosa)

180419_azul5_santorini-grecia.png

Santorini - Grecia

"Quando, em 1570, o papa Pio V estabeleceu as cores litúrgicas para as vestimentas sacerdotais, para cobrir o altar e enfeitar o púlpito durante a missa, ele proibiu que se usasse o azul para essas finalidades, pois o azul havia se tornado uma cor excessivamente comum. A culpa disso pode ser atribuída ao índigo, a cor têxtil mais famosa de todos os tempos."
Tão famosa que foi definida como liberdade. Isso, se vc tiver alguns aninhos e se lembrar de um certo comercial de calça jeans - "Liberdade é uma calça velha azul e desbotada".
Os jeans foi inventado, em 1850, como traje de trabalho para os mineradores de ouro e os cowboys, por Levi-Strauss. Naturalmente, foram tingidos com índigo. Seu nome provém de bleu de Genes (azul de Gênova), chamados assim
pelos marinheiros genoveses que importavam o índigo. Bleu de Genes se americanizou para blue jeans.
No pós-guerra foi adotado pelos jovens e virou "uniforme" da rebeldia. Afinal, como dizia Umberto Eco, o vestuário é uma forma de comunicação, por meio da qual os jovens expressam sua personalidade.
Lógico, que ser usado no cinema por Marlon Brando em O Selvagem (The Wild One - László Benedek - 1953) e James Dean em Juventude Transviada (Rebel Without a Cause - Nicholas Ray - 1955) contribuiu bastante no modismo.

            180419_azul6_brando.jpg  180419_azul7_dean.jpg

Marlon Brando - James Dean - em qualquer cor

Homens e mulheres frequentemente se vestem de azul; ele vai bem em todas as ocasiões, em todas as estações.

Se hoje o Orange Is the New Black, já foi o azul.
O azul marinho do século XX substitui em muitas utilizações o preto do século XIX: "fatos dos militares, dos policiais, dos desportistas...etc" (fato? - sim, meu exemplar do Dicionário das cores do nosso tempo é uma edição portuguesa. Obrigado, Paula).
"Os homens do FBI de J. Edgar Hoover vestiam ternos azul-escuros, como muitos executivos do pós-guerra, que frequentemente os combinavam com camisas azul-claras, gravatas de bolinhas azuis, e meias azul-escuras."

"Na América e na Inglaterra, os operários são chamados de blue-collar workers (trabalhadores de colarinho azul) em oposição aos whitecollar workers, que usam camisa branca e gravata, ou seja, os de funções burocráticas." (daí o nome crime do colarinho branco. Mas, quem vai sempre preso são os negros de colarinho azul).

"O azul é a cor predileta como cor de automóveis, tanto para as limusines de luxo como para os veículos compactos." A pesquisa tem bastante tempo, então, defasada. E tem também a diferença de hemisfério. Brancos, cinzas e pratas estão mais na moda hoje, não? Inclusive por serem cores que refletem o calor e, assim, poder ajudar com o consumo do ar condicionado. Sem contar o preço.
Contudo, Fusca azul calcinha é clássico.

180419_azul8_fusca.jpg

Fusca - 1979

A Terra é azul!, disse Yuri Gagarin na primeiro voo do homem ao espaço.

A Terra é azul, o mar é azul, o céu é azul. E pra você o que é azul?
Temos azul claro, azul celeste, azul mar, azul marinho, azul ultramarino, azulão, azul cobalto, azul turquesa, azul anil, azul da china, azul porcelana, azul cinza, azul elétrico, azul desmaiado, azul de metileno, azul lavanda, azul lápis-lazúli, blue jeans... denominações de azuis era 111, mas acho que já inventamos mais algumas. Acrescente a sua.

 

Notas:
Livros utilizados para produção do texto:
Frase, Tom - Banks, Adam - O Essencial da Cor no Design
Goethe, J. W. - Doutrina das Cores
Heller , Eva - A Psicologia das Cores
Pastoureau, Michel - Dicionário das Cores do Nosso Tempo
Queiroz, Mônica - A Cor Incorporada ao Ensino de Projeto.
Williams, Richard - Kind of Blue Miles Davis e o Álbum que Reinventou a Música Moderna (tradução de Fal Azevedo)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:09

ar

por sapoprincipe, em 17.04.18

180417_by_alper_yesiltas.png

by Alper Yesiltas

Precisando, abra.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:50

domingueiras

por sapoprincipe, em 15.04.18

180415_by_Krisjan Rossouw_2.jpg

180415_by_Krisjan Rossouw_1.jpg

by Krisjan Rossouw

Flores - Azul - Beleza

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 15:15

ar

por sapoprincipe, em 11.04.18

180411_by_serge-tarasyuk.jpg

by Serge Tarasyuk

Independente de lhe fecharem a porta ou não, abra uma janela.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00

domingueiras

por sapoprincipe, em 08.04.18

180407_by_zivabelle_01.png

by Zivabelle

Vermelho

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 16:02

comemoração

por sapoprincipe, em 01.04.18

180401_abril.png

Vocês estão comemorando a páscoa? Eu estou comemorando o aniversário do Elir.
Este post tem gostinho especial (trocadilho infame) - de agradecimento.
Se vocês veem todas as vírgulas no lugar, concordâncias corretas, preposições devidas, a responsabilidade é toda do Elir. Quando isso não acontece é porque o texto não passou pelas mãos dele para revisão.
Obrigado, Elir.
Parabéns!
Alegrias verdadeiras.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 14:17


Mais sobre mim

foto do autor


Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2007
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2006
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2005
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D