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notas para um post que não escreverei
spoiler...
spoiler...
spoiler...
Se não fosse pelas mulheres maravilhosas e inteligentes que fazem parte da minha rede, é bem provável que eu não assistisse Gilmore Gilrs.
É uma série feita por mulheres, sobre mulheres, para mulheres (ou quase).
Os personagens homens são todos, todos meio blé.
Mas, a série também não é assim tão generosas com as mulheres.
O entusiasmo que vi fervilhando, na minha TL, nos últimos dias pode ser bem explicado pelo comentário da Monix num post da Luciana:
" A Lorelai é a nossa geração né? Como não amar a neurose ambulante que é essa mulher?"
"E acho que meu lance com a Emily é pq vi a série completa este ano, na Netflix. Na época via um episódio aqui, outro ali, não acompanhava a história. Então conheci Emily já tendo superado um monte de questões como filha [e inclusive já tendo perdido a mãe], para entender o quanto a Lorelai é cega para o afeto dos pais. E o quanto ela não percebe que maltrata eles demais."
Os novos episódios não me encheram as medidas - pode ser por não ser mulher, por não ser a geração da Lorelai [tb não dá para ser a do Richard, ainda - rs] - acho que foi mesmo pq estou precisando de finais felizes e começo a ter [mais] problemas com a minha mãe. [nisso acho que a série até vai ajudar. Pena a Lorelai não ter um irmão pra pode ajudar ainda mais - rs]
Ao mesmo tempo, a personagem que era pra ser a queridinha acabar tendo uma solução tão blé.... casar, ficar careta, entrar no sistema e não conseguir entender/desculpar a mãe, não foi a melhor coisa.
Diga-se de passagem, casar com um homem que diz que vai virar um zero. O que foi aquela cena de quando ela volta da "caminhada"?
Mais ou menos o que ele diz é que vai fazer tudo que ela quer, que ela gosta, que não vai mais... não sei o quê, que vai tirar as roupas dele do armário para que ela tenha mais espaço. oi? e a relação, onde fica?
Não sei se pelo ator [physique du rôle] mas ele parece que tem pegada, mas nem isso fica claro - que as trepadas são sempre maravilhosas. Do jeito que ele só sabe esperar, esperar, esperar e ficar no mesmo lugar, daria pra concluir que não é lá grandes coisas. É este O homem pra ela?
Ainda tem um vislumbre de crescimento já que ela decide abrir uma nova pousada. É pra ela crescer? É pra ela avançar? não. É para o Michel não ir embora.
Putz.
Adoramos gostar das vilãs? ou a série quis deixar bem claro que as vilãs nem sempre são más e as mocinhas nem sempre são boas?
Tá, a Emily não é exatamente uma vilã, eu sei, mas ficava meio a mãe megera no início, não?
Emily acabou sendo maravilhosa na história. A virada final depois da morte do marido. Ela dando a real para a candidata ao clubinho de senhoras recatadas e do lar [DAR - que nome sugestivo] - que infelizmente não percebe e não aproveita a dica, foi boa. É uma cena que já vimos de outras formas, em outras séries ou filmes, mas ela deu banho.
Como bem disse a Luciana - acaba por se entender com uma empregada que ela não sabe que língua fala. Pq já estava entrando em outra vibe, já podia ser generosa.
Se bem que... naquela apresentação no museu ficou claro que ela não perdeu toda a sua picardia. rs
Ah, não posso deixar de elogiar o talento da Kelly Bishop, que fazia a Emily como se nem tivesse atuando. A Lauren segurava bem a história, já a Alexis Bledel nas cenas mais dramáticas.... aí, gizus. Dava pra sentir um pouco de vergonha alheia.
A discussão sobre o melhor namoradinho pra Rory...
Dean, lindinho, mas calhorda. Ah, achei bem feio o Luke não alertá-lo antes do casamento depois de vê-lo delirando a noite toda pela Rory. Enfim... fez merda, depois pensou em sair, mas não teve coragem suficiente de assumir e ... ficou como calhorda.
Minha implicância com o Jess é pela construção do personagem. Achei falha.
Um cara que é rebelde, mas lê e consegue discutir com a menina que é A inteligente da escola de igual pra igual, não pode ser bobinho. E roubar bolsa de velhinha e duende de jardim... oi?
Se ele decepasse a cabeça de todos os duendes de jardim da cidade, aí acho que seria uma boa caracterização do personagem.
No mais, acho ele meio Luke pois tb fica esperando pela Rory. Depois ele até tem a atitude de provocar ciúmes namorando/usando a outra garota, mas ele não decide, ele espera.
Quando disse, num comentário num post, que o Logan tinha, pra mim, ganhado um ponto no episódio inverno foi pq quando a Rory recebe msg do namorado ele entende, diz que já que eles têm uma relação aberta e ele pode, ela tb pode.
Logan, pelo menos, trata a Rory como igual. E com carinho.
Tá, o amor não triunfa. Logan sucumbe ao poder da família e da grana, mas considerando os resultados das últimas eleições o poder da grana tá vencendo de lavada e o amor combalido e precisando lutar com mais garra.
Ele sempre "patrocina" umas noites alucinantes pra ela. O que fica como charme.
Mesmo na iminência de casar, corre lá para tirá-la do "fundo do poço" e oferece a casa para o refúgio da escrita. Ela não aceitou, mas ele ofereceu. Achei ótimo ela não aceitar e romper.
O final da Rory é pra confirmar Belchior - ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais?
nãaaaaaaaaao.
Achei péssimo.
Menina antenada, leu todos os livros, viu todos os filmes... e não ouviu falar da pílulas? diu? não sabe que TEM que usar camisinha? tá, esqueceu... a camisinha furou...
Como disse a Mary - show me the money - a hipótese de ter uma outra curta temporada está cada vez mias certa.
Só espero que não seja na linha - filha do Logan, que Rory não permite que participe da criação da filha. Fica num remereme com o Jess, que provavelmente será o editor dos livros de sucesso dela... e aí, decididamente, colocam Elis de trilha sonora.
A Luciana pontou num post:
" Acho Lorelai fodona por ter bancado e criado a filha sozinha. Mas a ausência de terceiros significativos (seja o pai, a família, namorados - a regra dos namoradas era horrível) comprometeu a relação de maneira assustadora. "
Algumas vezes Christopher tentou se aproximar. A história era pra ser centrada na relação das duas, mas mesmo sem presença constante, sem aparecer muito na série, a relação com ele não poderia ser melhor? Ele não poderia entender a besteira que fez e compensar de outras maneiras?
Aí fico com a interpretação da Lu no mesmo post
"Achei ruim o diálogo da Rory com o Chris, fez o personagem voltar dezoito casas. Entendo que era escada pra cena final."
Mas isso tb não acontece com a lorelai e a mãe?
Como não acontece com a Gigi - é abandonada pela mãe, o Christopher fica como responsável, depois da interferência da Lorelai é que consegue se entender com a menina e saber que educar é dar limites, mas na conversa final com a Rory fica claro que Gigi está linda e feliz em Paris vivendo com a mãe - relação restabelecida.
Tem que ver isso aí. A autora precisa rever esta imagem da paternidade. Já tem muitos homens brigando por guarda compartilhada.
Apesar dos personagens homens não serem grandes coisas, vou pontuar aqui duas vezes que as meninas pisaram na bola. E na repetição - tal mãe, tal filha.
Temporada passada.
A Rory briga com o namorado [Jess?] e volta pra casa e transa com o Dean.
E é o desastre que foi.
A Lorelay briga com o Luke e corre pra cama do Christopher e ... desastre.
Não que os rapazes não tenham culpa, mas as meninas tinham outras escolhas... pq a Lorely não foi pra casa da Sookie? Pq Rory não correu pra conversar com a Lane?
[adoro a Lane]
Bola fora. Totalmente fora.
As cenas da piscina no episódio verão me deixou com gosto amargo - eles pretendiam o quê com a gordofobia? e os "eunucos" lá segurando a sombrinha, bajulando e carregando as coisas? Ainda por cima crianças. Pra quê?
Luciana toca no assunto, mas não aprofunda para que eu tenha chance de entender - ela sempre me explica um monte de coisas. Fala mais aí, Lu - nunca lhe pedi nada. rs
a tentativa de tirarem Taylor do armário é válida?
Podia ter aparecido alguém para abraçar Paris e deixá-la menos estressada e elétrica. Acho que ela só precisava disso - alguém que lhe abraçasse.
[acho que também ando precisando de abraços]
Cozinha da Sookie na pousada, linda, maravilhosa - em tons de verdes e amarelos. Fizeram uma modificação no cenário, colocaram uma chapa de metal na frente da parede de azulejos e acho que falta algum detalhe, pois está diferente. Que horror era aquilo? Queriam dizer que não era mais a cozinha da Sookie? Pena, o cenário era lindo.
[Ainda vou encontrar um cliente em que poderei criar um ambiente verde e amarelo - sério. É uma combinação linda. How to Get Away with Murder abusa dos tons ali entre os verde e azul também, adoro, vcs repararam? Ops! outra série, não vamos mudar o foco agora - rs].