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Ainda do livro.
" Os egípcios faraônicos haviam usado cadeiras, e os gregos antigos refinaram-nas até atingir uma perfeição elegante e confortável no séc. V a.C. Os romanos as levaram para a Europa, mas após a queda do Império - durante a assim chamada Era Negra - sua cadeira foi esquecida. É difícil identificar seu reaparecimento, mas até o sec. XV, as cadeiras haviam voltado a ser usadas. Mas que cadeira diferente! O Klismos gregos tinha um encosto côncavo formado para o corpo humano e pernas chanfradas que permitiam que as pessoas se inclinassem para trás. A postura confortável de um grego despreocupadamente recostado, com o braço sobre as costas baixas da cadeira e as pernas cruzadas, é considerada moderna. Uma posição dessas não seria possível na cadeira medieval, que tinha um assento duro e reto e um encosto alto e vertical cuja função era mais decorativa do que ergonômica. Durante a Idade Média as cadeiras - até as cadeiras de braço parecidas com caixas - não eram projetadas para serem confortáveis, eram símbolos de autoridade. Tinha-se que ser importante para sentar numa cadeira - as pessoas que não eram importante sentavam-se em bancos.
Uma pessoa merecia uma cadeira se sentasse reta sobre ela: ninguém jamais se recostava."
Neste ponto percebemos que a regra até há pouco tempo continuava rígida e válida. Qualquer jovem senhora que fez Socila (curso para jovens meninas que queriam saber se comportar em sociedade. E para qualquer aspirante a miss era curso obrigatório - além da leitura de "O pequeno príncipe", obviamente) sabe disto muito bem. Minhas amigas feministas pensam em levantar os cartazes. Os homens se refastelam nas cadeiras, a mulher, impecavelmente, tem que manter a costas erectas, longe do encosto e as pernas cruzadas sob o assento. Tentem fazer isto mesmo que seja só por 15 minutos.
A imagem que se formou pra mim foram as cadeiras do arquiteto e designer escocês - Charles Rennie Mackintosh (1868-1928). Apesar de serem peças do final do século XIX e início do XX, fizeram imenso sucesso nos anos 80 com a pós-modernidade, o estilo memphis e os yuppies querendo gastar seus milionários salários.
O passar a sentar-se em cadeiras leva a civilização , mais cedo ou mais tarde, levar em consideração a questão do conforto. "Mesas e cadeiras, ao contrário, por exemplo, das geladeiras e das máquinas de lavar, são um refinamento, e não um utilitário".
A questão de projetar móveis não está ligado apenas a técnica (como construir), mas também ao cultural - como será o seu uso?
"A cadeira correspondia à maneira como as pessoas queriam sentar. Na Idade Média a função primordial da cadeira era cerimonial. O homem que sentava nela era importante - daí o termo 'chairman' (homem da cadeira, homem importante), em inglês - e sua postura alta e digna refletia a sua envergadura social".
Aí o rapazinho lá do fundo da sala levanta a mão e diz: mas nos já evoluímos muito. Sim, podemos responder quase todos. Mas como é mesmo a cadeira do seu chefe de departamento? A do dono da empresa? A do juiz? (não esquecer que alguns se acham deus) Tá, a da bisavó da Charlotte vocês irão dizer que tem motivo pra ser diferente. Ou pra parecer mais moderninho - GOT.
Com a cadeira servindo outros propósitos - sentar para comer, escrever etc - a postura foi mudando, embora lentamente.
Nas cortes de Luís XIV e XV iremos ter alterações ainda maiores. Devido aos interesses hedonistas, da corte de Luís XV, que começaram a surgir móveis confortáveis. Não podemos desconsiderar , neste caso, a influência da grande burguesa Jeanne-Antoniette Poisson, mais conhecida como Mme. de Pompadour, amante do rei, teve sobre ele nesses assuntos (dados acrescentados especialmente para a minha amiga Luciana - leitora eventual do blog - que irá reconhecer nela uma Biscate).
NB - ainda tem a regrinha, segundo consta, que para ser considerado efetivamente um designer tem que projetar uma cadeira.