Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
via ferpie and fray/pinterest
Pesquisando para fazer um post acabei caindo no preparo de tintas. Uma técnica que eu não sabia que tinha voltado a moda era do leite.
Leite / limão / corante / peneira / gaze / vasilha / pincel
Dias antes espremer um limão para cada litro de leite (no preço que anda no momento, pode não ser a técnica melhor) para que o leite talhe - processo comum para quem costuma preparar coalhada. Depois do leite talhado, passe o leite pela peneira forrada com a gaze, para separar o soro da parte pastosa - esprema bem. Coloque a pasta numa vasilha e acrescente o corante - em pó ou uma bisnaga de tinta acrílica - misture até conseguir uma pasta homogênea. Lembre-se que a tinta depois de secar será levemente mais clara. Com a superfície a ser pintada preparada e limpa, aplique a tinta. No momento tem sido muito usada para a pintura de móveis.
Como é uma tinta artesanal e sem conservantes não tem grande durabilidade depois de preparada - então, prepare apenas a quantidade que vai usar.
Tinha-se evidências do uso de tinta a base de leite há 2,2 mil anos. Depois descobriram o uso no Egito - então, o leite não era só usado nos banhos de Cleo para receber Marco Antônio - agora já se sabe do uso há 49 mil anos. daqui